PROJETO AMIGO VOLUNTÁRIO

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

Respondeu-lhe Jesus:

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:36-3 

A Capelania Hospitalar é a prática do amor por Cristo e pelo Próximo, visa dar assistência aos enfermos, a seus familiares e aos profissionais de saúde; visitando, auxiliando, confortando e ajudando em sua fé ao levar-lhe a palavra de Deus.

Sendo um trabalho humanitário de solidariedade,  deseja ajudar o enfermo a melhor lidar com a enfermidade, e engajar-se ao tratamento médico indicado, e/ou até mesmo a preparar-se para enfrentar a morte, quando não houver expectativas de cura, apresentando a graça, a misericórdia, o amor de Deus e a vida eterna em Jesus Cristo.

Pesquisas cientificas têm afirmado o impacto da fé sobre a saúde física e mental de pessoas que tem fé e frequentam uma comunidade religiosa.

O Dr. Harold Koening, psiquiatra, geriatra e pesquisador da Universidade de Duke, nos EUA, conclui em seus livros, que as pessoas que tem fé em Deus, e frequentam regularmente uma igreja e cultivam um bom relacionamento com Deus apresentam os seguintes resultados:

Melhor engajamento ao tratamento médico, melhor aceitação ao tempo de hospitalização, aumento da imunidade orgânica, pressão arterial mais estável, menos problemas estomacais e de cólon, menores indices de ataques cardiacos, menor tempo de recuperação de cirurgias, menos dor, nívies mais baixos de stress, menores índices de depressão e ansiedade, maior auto-estima, menores níveis de ansiedade, etc

É mais um estímulo para que cumpramos a vontade de Deus.

 

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 

Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 

E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Mateus 25:34-40